Como decorar consultório

Decoração

5 dicas de decoração para consultórios

admin

Publicado em 11.03.2021

Saiba como deixar seu consultório lindo, sem perder o profissionalismo

Você sabia que a primeira impressão que o paciente tem em relação a um consultório, em muitos casos, é decisiva e faz com que ele volte ou não? Nesse primeiro momento, tudo conta — a organização, a beleza, a higiene e, sobretudo, o atendimento. 

Dessa forma, algumas dicas de decoração para consultórios são sempre bem-vindas e podem fazer muita diferença. Quando as pessoas chegam para uma consulta e se mantêm na sala de espera, esse é o momento da observação. Por isso, caprichar nos detalhes é a primeira dica importante.

Confira algumas dicas para aplicar em seu espaço:

1. Capriche na escolha das cores

Um consultório deve, em primeiro lugar, dar uma sensação de tranquilidade. Nesse caso, cores mais sóbrias funcionam muito bem e são realmente as mais escolhidas, principalmente quando falamos em consultórios médicos e espaços para psicólogos e dentistas.

Por isso, não haverá erro se você escolher determinadas cores, como branco, cinza, gelo, azul, salmão e tons terrosos. A monocromia é também uma excelente alternativa que pode ser utilizada em vários tons.

É importante, no entanto, que as cores escolhidas destaquem a identidade visual da marca — que pode ser encontrada em qualquer material de divulgação que contenha o logotipo, como cartão e panfletos.

2. Priorize o conforto e um ambiente atrativo

Manter as pessoas confortáveis na sala de espera é primordial para que elas não pensem em ir embora logo. Sendo assim, investir em boas poltronas reduz o incômodo da espera e traz mais tranquilidade e satisfação aos pacientes. Na hora da escolha, busque móveis ergonômicos, que mesclem design e conforto.

Uma ideia legal é tornar o ambiente mais atrativo, visto que na sala de espera os pacientes tendem a estar ansiosos e sem paciência. Por isso, oferecer aos pacientes e acompanhantes um espaço com televisão, revistas atuais, cafezinho e água pode ser um ponto positivo.

3. Componha os espaços com elementos decorativos

Os ambientes do consultório podem ser decorados com alguns elementos. No entanto, não exagerar é a regra para não cair na poluição visual, que é algo bastante cansativo para quem está esperando. Você pode utilizar:

  1. Placas decorativas;
  2. Porta-revistas;
  3. Vasos e plantas;
  4. Livros.

4. Explore o espaço das paredes

As paredes podem receber alguns elementos decorativos para dar um destaque especial ao espaço. Confira algumas opções:

Logotipo

Muito em alta e já adotada por muitos consultórios, a placa com o nome do profissional ou o logotipo da empresa é aplicada no balcão de atendimento ou em uma das paredes. Essa sugestão confere identidade e autoridade ao espaço.

Quadros

Ilustrações que remetem à profissão em questão contribuem para a decoração e mantêm o ar profissional do local.

Diplomas

Muito utilizados nos dias atuais, os diplomas e títulos dos profissionais são expostos nas paredes dos consultórios, contribuindo para a decoração e conferindo mais confiança e credibilidade profissional.

5. Garanta uma iluminação agradável

A iluminação branca e direta está associada a hospitais. Consultórios, mais especificamente salas de espera, não precisam seguir essa linha. A iluminação destes espaços pode ser indireta, composta por luzes de LED amarelas, que são bem mais confortáveis e aconchegantes.

Viu como é simples tornar os espaços mais bonitos e harmoniosos com dicas simples? Siga nossas sugestões e torne seu ambiente de trabalho mais agradável, proporcionando mais conforto também para os seus pacientes.

No site da Letrissimas, você encontra uma linha completa para o seu consultório. Conheça a Linha Profissões.

Mais dicas de decoração você encontra no blog da Letrissimas. Confira!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *